Novembro 30th, 2013 | Tags:

Já lá ia algum tempo em que não escrevia aqui… no entanto durante o dia de ontem ocorreu algo que vale a pena ficar registado..

Ontem decidi ir comprar a minha prenda de Natal… Nada mais do que uma PS4… Ora bem devo dizer que sabia que iria ser quase impossível encontrar uma disponível no entanto decidi de tarde meter-me à estrada e ir procurar uma disponível…

Comecei logo de manha aqui na Worten, onde surpreendentemente um funcionário me disse que não sabia se iam receber consolas pois o risco de elas ficarem em stock era muito pois não estava a ter saída…. Não o quê??? A consola esgotada a nível mundial e a desculpa deles foi esta… enfim… má formação/informação dos mesmos só pode…

De qualquer forma após o almoço lá fui eu percorrer as Wortens da zona do Porto, fui a Paredes, Valongo, Ermesinde e NorteShopping (às duas) e em todas a resposta era a mesma… “As que temos são para as reservas…” ora bem já estava a perder a esperança quando numa consulta ao forum da zwame vejo um utilizador, que não conhecia de lado nenhum, a informar que tinha uma reserva que não ia usar na zona de Gaia…

Bem apressei-me a enviar uma mensagem com o meu numero para que me enviasse SMS e assim ligar-lhe para saber as condições que tinha para me ceder a consola…

Surpresa das surpresas, o mesmo ligou-me passado 5 minutos no qual lhe perguntei se vendia a reserva (era logico e percebivel que poderia querer algum valor monetário pela mesma, estava claramente no direito dele) no entanto o mesmo me diz:

“Mas qual dinheiro meu? Não quero nada, temos de ser uns para os outros… Vais ao El Corte Ingles dás os meus dados e levas a consola. No entanto é a consola + jogo”

 

Perfeito pensei eu… Era mesmo o pack que estava a procura.. lá me dirigi a Gaia e o colega enviou-me os dados para que acedesse à Reserva… Chegando lá dei os dados e recebi a consola…
A verdade é que fiquei surpreendido por esta atitude do colega, não me conhecia de lado nenhum e cedeu-me assim algo que podia perfeitamente “vender” por 50€ – 100€ (neste momento a consola está esgotada em muitos lados e acredito que muita gente vá fazer este tipo de especulação pela altura do Natal…

 

Enfim… Ainda existem pessoas honestas e com boa vontade neste mundo..

Grande Abraço Filipe e Obrigado


Agosto 20th, 2012 | Tags:

A displasia da anca é uma doença que afecta a articulação coxo-femoral , também denominada da anca. Esta articulação é formada pela cabeça do fémur e a cavidade acetabular dos ossos da bacia, e é responsável pela transmissão das forças da coluna vertebral pelo membro posterior até ao solo quando o animal anda ou corre.

A displasia da anca é uma doença hereditária e genética, embora alguns factores ambientais possam contribuir para uma maior expressão da doença em animais com genes para a displasia da anca.
Para o desenvolvimento da doença é necessário que o animal tenha genes para a displasia da anca.
Os graus atribuídos na classificação da displasia da anca em Portugal são os graus definidos pela Federação Cinológica Internacional e que se identificam por letras: A, B, C, D, E.
Os graus A e B são animais sem sinais radiográficos de displasia da anca, os graus C, D, e E correspondem a animais com sinais de displasia da anca. O grau C corresponde a displasia ligeira, o grau D displasia moderada e o grau E displasia grave.

 

Quando obtive a Kuka foi-me informado que os pais da mesma nunca tiveram este problema no entanto ambos não tinham feito exame de despiste de displasia. Como o Pedigree do pai era bastante bom nunca tive tive qualquer duvida em relação à possibilidade do mesmo ter displasia, já a mãe não era uma certeza mas como ambos os cachorros me pareciam fisicamente bem nunca tive duvidas sobre a possibilidade da Kuka ter displasia…

No entanto na passada semana caiu-me o céu na cabeça. Fui informado pela atual proprietaria do pai da Kuka, à qual agradeço bastante este gesto, que lhe tinah efectuado o exame de despiste e o mesmo continha Grau E de displasia… Só para recordar a citação acima: “…o grau E displasia grave.”.

Pois é… Havia uma probabilidade exageradamente grande da Kuka também sofrer do problema… Escusado será dizer que foram dias de agonia… Será que a pequenita ia sofrer bastante? O tratamento seria complicado? ALgo me decidi logo… Fazer o exame de despiste e tratar logo a doença para que pudesse dizer que fiz tudo o que podia por ela…

Entre questões aqui e ali não aguentei e tive de marcar um exame o mais rapido possivel… A incerteza era demais para viver com ela… Tinha uma pequena esperança que o exame do pai dela fosse trocado ou algo parecido mas esta hipotese era minima…

No sabado de manha pelas 10.30 encontrava-me, juntamente com um amigo que tem um irmão da Kuka e também era parte interessada na conclusão do exame, em frente ao Hospital Veterinário do Porto. Tinha consulta com o Dr Mario Santos para as 11. Fui atendido antes da hora e o Dr Mario pareceu-me ser uma pessoa 5 estrelas… Lá deixamos a Kuka a fazer o exame que deveria demorar à volta de 20 minutos…

40 passaram e nada.. ainda sem resposta da pequena até que no seguimento de outro caso clinico o Dr Mario apareceu e, ainda hoje e sei que sempre, recordo as palavras dele “Ela já está a acordar, não é nada grave não se preocupe…” A verdade é que se por um lado estava aliviado por outro estava nervoso, não é grave mas é algo.. será que poderia ser um Grau D que se desenvolvesse para Grau E? As perguntas eram demais…

Lá fomos atendidos… Vi a minha pequena ainda com mais força que antes, feliz de me ver deu para reparar… Fui então informado pelo Dr Mario que a Kuka tinha Grau B de displasia, não é grave… Segundo a FCI o Grau B seria “Ausencia de Displasia” no entanto como o exame “oficial para o CPC” apenas deve ser realizado após 12 meses fui alertado pelo Dr Mario a evitar excessos de exercicio, as corridas que davamos juntos e a brincadeira com a bola terão de acalmar por mais 5 meses.

Neste momento senti um enorme alivio na mente… Apesar do Pai ter grau E a minha pequena estava boa, cheia de energia e pronta para a brincadeira… Acredito piamente que foi um pequeno milagre que aconteceu.

O meu colega decidiu então levar também o irmão da Kuka.. O caso dele admito que era mais chato, pois o cão já tinha mancado há algum tempo atrás e o medo dele era maior…

De tarde lá fizemos outra viagem, como tinha consulta de oftalmologia com a Lassie no Hospital Veterinário Montenegro levamos os dois e ele ficou a fazer o exame dele enquanto fui a consulta da Lassie, correu bem esta ultima, as cataratas estão a avançar ao ritmo normal infelizmente… Mas é algo que já estamos prontos para lidar.

Quando regressamos o meu colega estava à 1 hora à espera… “Algo se passa estão a demorar muito” dizia ele…

A verdade é que pouco tempo depois de lá chegarmos estava ele já a entrar para o consultorio, infiltrei-me e fui com ele saber o resultado…

Vou ser sincero fiquei extremamente feliz com a cara dele quando o médico lhe disse que o Ralph estava com um Grau B, quase a chegar ao A e estava em perfeita forma… Era um alivio, quer para ele e para mim também pois ia-me sentir um pouco mal se a Kuka não tivesse nada e ele sim tivesse algo…

Tudo correu bem.. foi um dia intenso sem duvida mas tenho a certeza que se deram ali dois pequenos milagres com os nossos meninos… Agora basta acalmar no exercicio e daqui a meio ano +- ir fazer o exame final para ver se estabilizou assim…


Julho 24th, 2012 | Tags:

Cresceu, engordou faz mais traquinices a cada dia de casa…

No entanto é sem duvida a perfeita companhia para bons momentos…

 

2ª Exposição Canina Animarco 2012

Sobre este Encontro organizado pela Animarco elaboro um texto melhor depois.


Julho 13th, 2012 | Tags: ,

” A prostitute was guided by God’s truth and ultimately went to paradise because she gave water to a dog dying of thirst in the desert” (Bukhari, “Anbiya’,” 54; Muslim, “Salam,” 153).

And for the other women, Allah’s Apostle said, “A woman was tortured and was put in Hell because of a cat which she had kept locked till it died of hunger.” Allah’s Apostle further said, (Allah knows better) Allah said (to the woman), ‘You neither fed it nor watered when you locked it up, nor did you set it free to eat the insects of the earth.” Bukhari, Volume 3, Book 40, Number 553

*************************

Dogs are not our whole lives, but they make our lives whole. – Roger Caras

A dog is the only thing on earth that loves you more than he loves himself. – Josh Billings

The reason a dog has so many friends is that he wags his tail instead of his tongue. – Anonymous
If there are no dogs in Heaven, then when I die I want to go where they went. – Will Rogers

The average dog is a nicer person than the average person. – Andy Rooney

We give dogs time we can spare, space we can spare and love we can spare. In return, dogs give us their all. It’s the best deal man has ever made. – M. Ackklam

Dogs love their friends and bite their enemies, quite unlike people, who are incapable of pure love and always have to mix love and hate. – Sigmund Freud

If I have any doubts about immortality, it is that certain dogs I have known will go to heaven, and very, very, few persons. – James Hurber

If you pick up a starving dog and make him prosperous, he will not bite you; that is the principal difference between a dog and a man. – Mark Twain

You can say any foolish thing to a dog, and the dog will give yo a look that says, “Wow, you’re right! I never would’ve thought of that!” – Dave Barry

If I have any beliefs about immortality, it is that certain dogs I have known will go to heaven and very, very few persons. – James Thurber

My goal in life is to be as good a person as my dog already thinks I am. – Unknown

The great pleasure of a dog is that you may make a fool of yourself with him and not only will he not scold you, but he will make a fool of himself also. – Samuel Butler

For me a house or an apartment becomes a home when you add one set of four legs, a happy tail, and that indescribable measure of love we call a dog. – Roger Caras

I have found that when you are deeply troubled, there are things you get from the silent, devoted companionship of a dog that you can get from no other source. – Doris Day

Heaven goes by favor. If it went by merit, you would stay out and your dog would go in. – Mark Twain

He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion. – Unknown

A dog has the soul of a philosopher. – Plato

If you want a friend for life, get a dog. – Harry S Truman

Dogs are my favorite people. – Richard Dean Anderson

No one, who has never pursued and successfully caught his tail, can have experienced to the fullness the true sense of achievement and satisfaction. – Rosalind Welcher

If you are a host to your guest, be a host to his dog also. – Russian Proverb

My dog friends seem to understand my limitations and always keep close beside me whan I am alone. I love their affectionate ways and the eloquent wag of their tails. – Helen Keller

To err is human, to forgive, canine. – Anonymous

No matter how little money and how few possessions you own, having a dog makes you rich.-Louis Sabin

Dogs have given us their absolute all. We are the center of the their universe. We are the focus of their love and faith and trust. They serve us in return for scraps. It is without a doubt the best deal man has ever made. – Roger Caras

I once decided not to date a guy because he wasn’t excited to meet my dog. I mean, this was like not wanting to meet my mother. – Bonnie Schacter

My love, a love that’s through and through. For my loyal friend, my dog, that’s you. – Anonymous

Perhaps the final test of anybody’s love of dogs is willingness to permit them to make a camping ground of the bed. – Henry T. Merwin

I think God will have prepared everything for our perfect happiness (in Heaven). If it takes my dog being there, I believe he’ll be there. – Reverend Billy Graham

Whenever I feel poor, I remember that I’d rather have my dogs than other people’s money. – S. Conant

Money will buy you a pretty good dog, but it won’t buy the wag of his tail. – Henry Wheeler Shaw

If your dog doesn’t like someone you probably shouldn’t either. – Unknown

Old dogs, like old shoes, are comfortable. They might be a bit out of shape and a little worn around the edges, but they fit well. – Bonnie Wilcox

In order to really enjoy a dog, one doesn’t merely try to train him to be semi-human. The point of it is to open oneself to the possibility of becoming partly a dog. – Edward Hoagland

Dogs are our link to paradise. They don’t know evil or jealousy or discontent. To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring — it was peace. – Milan Kundera

Dogs never talk about themselves but listen to you while you talk about yourself, and keep up an appearance of beig interested in the conversation. – Jerome K. Jerome


Junho 22nd, 2012 | Tags:

Há uma doença mortal espionando o seu cão, horrenda e furtiva, apenas esperando sua chance para roubar seu amigo amado. Não é uma doença nova, ou uma na qual há inoculações. A doença é chamada “Confiança.”

Você já sabia antes mesmo de levar o seu filhote para a sua casa, que não podia confiar. O criador que lhe proporcionou este maravilhoso filhote já o advertiu, ficou martelando isto em sua cabeça. Filhotes roubam coisas do balcão, destroem coisas caras, perseguem gatos, demora muito para serem treinados, e nunca devem ser deixados sem trela!!

Quando finalmente chegou o grande dia, ainda ouvindo o conselho do criador, você escoltou seu filhote para a nova casa dele, corretamente com guia, coleira e identificação, segurando firma a trela em suas mãos.

A casa já estava à prova de filhote. Tudo de valor foi guardado no quarto, lixo colocado acima do refrigerador, gatos separados e um portão no meio da sala de estar para manter pelo menos uma parte da casa livre de poças. Todas as janelas e portas foram trancadas corretamente, e placas colocadas em pontos todos os pontos estratégicos lembrando a todos para “Fechar a porta!”

Logo se torna um hábito verificar se a porta foi trancada segundos depois de ser aberta. “Não deixe o cachorro sair” é a sua segunda frase verbalizada. (A primeira é “Não!”) Você se preocupa e exagera constantemente, temendo que o seu cãozinho saia e um desastre certamente aconteceria. Seus amigos comentam sobre quem você ama mais, sua família ou o cachorro. Você sabe que se relaxar nessa vigília por apenas um momento poderia perdê-lo para sempre.

E assim as semanas e meses passam, com seu filhote se tornando mais civilizado a cada dia, e aí são plantadas as sementes de confiança. Parece que a cada novo dia aparece menos destruição, menos desobediência. Mal você percebe e o seu filhote desengonçado e lambão se transformou em um amigo elegante, digno.

Agora que ele é um companheiro mais confiável, tranquilo, você o leva a mais lugares. Ele não mastiga mais o volante quando é deixado no carro. E não dá a mínima se aquele bolo ainda não estiver no balcão nesta manhã. E, oh sim, não era que o gato estava dormindo com ele de forma tão aconchegante em seu travesseiro ontem à noite?

Neste momento você está começando a ser infectado, a doença está estendo as suas raízes fundo em sua mente.

E então um de seus amigos sugere aulas de obediência e, depois de um tempo, você o deixou correr solto do carro até a sua casa quando vocês chegam. Por que não? Ele sempre corre diretamente à porta, dançando um frenesi de alegria e esperando para entrar pela porta. E lembre-se que ele vem toda vez que é chamado. Você sabe que ele é a exceção à regra. (E às vezes, tarde da noite, você o deixa dar uma saidinha pela porta da frente para fazer suas necessidades e então voltar para dentro.)

Anos passam – é até difícil de se lembrar que você já se preocupou tanto quando ele era um filhotinho. Ele nunca pensaria em correr para fora enquanto você deixa a porta aberta para pegar os pacotes do carro. E nem pensar que ele pularia da janela do carro enquanto você corre até a loja de conveniência. E quando você o leva para esses maravilhosos passeios longos ao amanhecer, é só dar um assobio para ter ele vindo correndo em sua direção numa arrancada quando o passeio está muito perto da rodovia. (Ele ainda pega o lixo, mas ninguém é perfeito!)

Este é o tempo em que a doença esperou tão pacientemente. Às vezes só tem que esperar um ano ou dois, mas frequentemente leva mais tempo.

Ele espia o cachorro do vizinho atravessando a rua, e de repente esquece tudo o que ele já sabia sobre não passar pelas frestas das portas, não pular pelas janelas do carro ou voltar quando é chamado. Talvez fosse apenas um papel flutuando na brisa, ou mesmo só pela alegria de correr…

Detido em um momento. Silenciado para sempre – Seu coração se quebra ao ver o corpo bonito e imóvel dele.

A doença é a confiança. O resultado final, atropelado por um carro.

 

Todas as manhãs meu cachorro saía para explorar os arredores sem guia. Todas as manhãs durante sete anos ele voltou quando foi chamado. Ele era perfeitamente obediente, perfeitamente confiável. Ele morreu quatorze horas depois que foi atingido pelo carro. Por favor não arrisque a vida de seu amigo e seu coração. Poupe a confiança para coisas que não importam.

Por favor leia este texto todos os anos no aniversário de seu cão, para que não nos esquecemos.

 

Por Sharon Mathers 

(Publicado em 1988 em “Canine Concepts and Community Animal Control Magazine”)